Coordenador : Juliana Thimóteo Nazareno Mendes
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395711.2206.124903.05072023
Departamento/Setor: SSC
Área Temática : Trabalho
Tipo: Cursos
Publico Alvo : 70 Educadores e 50 técnicos dos serviços de acolhimento institucional de crianças e adolescentes, vinculados à Fundação Municipal da Infância e Juventude, e dos serviços de acolhimento para pessoas adultas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social.
Objetivo
Objetivo geral: - Aprimorar competências e capacidades para que educadores e técnicos possam atuar nos serviços de acolhimento institucional de crianças, adolescentes e de adultos, a partir da centralidade da garantia dos direitos humanos no desenvolvimento de suas ações, assim como para que possam se constituírem multiplicadores de saberes e conhecimentos compartilhados em seus espaços de atuação. Objetivos específicos: - refletir sobre os direitos humanos das crianças e dos adolescentes e adultos, considerando a situação do acolhimento institucional; - conhecer as políticas sociais na garantia dos direitos humanos das crianças, adolescentes e das pessoas adultas em acolhimento, com ênfase na Política de Assistência Social e nos seus documentos orientadores e; - refletir sobre os principais temas que perpassam os serviços de acolhimento, considerando as especificidades de cada modalidade.
Resumo
Curso de formação continuada é destinado aos trabalhadores dos serviços de acolhimento institucional voltados para crianças e adolescentes e pessoas adultas do município de Campos dos Goytacazes, sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social da prefeitura de Campos dos Goytacazes e com a Fundação Municipal da Infância e Juventude. Está organizado em quatro módulos, com duração total de 40h para educadores e 50h para técnicos, seguindo os princípios da interdisciplinaridade, da historicidade e da aprendizagem significativa. A formalização da parceria para a efetivação do curso está sendo mediada pela Fundação Euclides da Cunha.